Clique nas imagens para ampliar
A fim de minimizar os efeitos das descargas elétricas em edificações, equipamentos, sistemas, pessoas, entre outros elementos, é empregado o projeto de para raio, ou SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas). O projeto de para raio atua de forma que a descarga atmosférica passe pelas malhas captoras, entre e se dissipe no solo sem passar pelas partes das instalações elétricas ou ocupantes, causando danos ou acidentes.
MÉTODOS PARA DIRECIONAR O PROJETO DE PARA RAIO E VANTAGENS OBTIDAS
Três métodos são utilizados para que seja feito corretamente o dimensionamento do projeto de para raio: Método do ângulo de proteção – Franklin, Método por malha de proteção – Gaiola de Faraday e Método eletrogeométrico – Esfera Rolante.
- Método Franklin: criado para melhor eficácia do projeto de para raio, consiste na instalação de uma haste no topo da edificação. Em sua extremidade, existe um capturador e um ângulo protetor estabelecido conforme o nível de proteção que apresenta. Não é recomendado utilizar esse método para o projeto de para raio em infraestruturas mais complexas, como subestações e termoelétricas. Também há uma limitação, dependendo da altura da edificação.
- Método Gaiola de Faraday: o método por malha de proteção é baseado no envolvimento da edificação por um conjunto de capturadores e cabos aterrados de descida, todos espalhados pela estrutura. Esse método tem uso mais comum em estruturas de grande porte, como prédios planos, barracões e galpões.
- Método Esfera Rolante: esse método pode ser definido como o “método que faz rolar a esfera” por toda a edificação, ou seja, trata-se de uma esfera fictícia que rola em toda a estrutura da construção. Essa esfera apresentará um raio definido de acordo com o nível de proteção.
Cinco etapas são necessárias para o projeto de para raio: avaliação de risco da edificação, definição da área a ser exposta, definição do método de proteção para a edificação, elaboração do documento de cálculos e elaboração do projeto com o planejamento do sistema.
As vantagens oferecidas pelo projeto de para raio, que deve ser executado de acordo com as normas vigentes, são a de minimizar o risco de incêndios, choques elétricos e queima de aparelhos, permitir um posicionamento correto de seus componentes, possibilitar maior facilidade em eventuais manutenções e auxiliar na instalação do sistema, minimizando erros.
GL ENGENHARIA – CONFIANÇA E CREDIBILIDADE EM PROJETOS ELÉTRICOS
A empresa GL Engenharia é uma prestadora de serviços atuante no segmento de projetos, instalações elétricas e eficiência energética. Empresa jovem no mercado dotada de equipe de profissionais habilitados e experientes na área elétrica. Além de priorizar a qualidade de seus projetos e serviços, a empresa possui planejamento e acompanhamento nas etapas de execução de seus projetos.
Sua política de qualidade é baseada na elaboração de projetos com qualidade superior e na constante busca da satisfação e confiança de seus clientes, como também da credibilidade no mercado.
Para saber mais sobre Projeto de para raio
Ligue para 19 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!